Analista de SEO

Analista de SEO

O que é Analista de SEO?

O Analista de SEO é o responsável por otimizar páginas de sites para que fiquem o melhor possível posicionada nos mecanismos de busca como o Google, Yahoo, Bing… A busca orgânica, gratuita, é o foco do Analista de SEO, e para ter bons resultados o processo será de médio/longo prazo.

Tarefas do Analista de SEO

Fundamental que o profissional de SEO saiba:

  • Fatores ON Page – Analisar o código do site, html, urls, navegação e usabilidade. Avaliar o conteúdo do site para que seja muito bem compreendido pelos motores de busca.
  • Fatores OFF Page – Seria o externo do site, como criar backlinks para o seu site. Conseguir o máximo de sites com o mesmo assunto que o seu, que irá indicá-lo por seu conteúdo ser de boa qualidade.
  • Criação de Conteúdo – Criar conteúdos para os clientes não somente para os buscadores. Criar uma interação das pessoas com a matéria, criando uma expectativa de comentar e discutir sobre o tema proposto.
  • Treinar Equipes – Passar seu conhecimento e propósito para a Equipe, mostrando a Importância do SEO para um bom posicionamento e o que poderá mudar futuramente quando o site estiver bem posicionado e visto pelos motores de busca.

Ensinar todo tipo de ferramenta necessário que possam ser utilizadas para ter noção e visão de como será feito o rankeamento do site.

Requisitos para um Analista de SEO

Os requisitos não são oficiais do Especialista de SEO, mas são considerados essenciais para o profissional de SEO.

  • Conhecer os mecanismos de busca
  • Noção de códigos (html, css, php…)
  • Saber pesquisar e entender qual a melhor palavra chave e estratégia para o site.
  • Atualmente saber utilizar as Redes Sociais para desenvolvimento de estratégias para ajuda no SEO.
  • Saber técnicas de SEO.
  • Desenvolver estratégias de posicionamento.
  • Utilizar ferramentas para análise de desenvolvimento e resultados.
  • Conhecimento em xml.

Diferenciais do Analista de SEO

  • Usabilidade
  • Inglês
  • Programação
  • Google Analytics
  • Marketinge e Propaganda.
  • Experiência

Se existir alguma dúvida ou pergunta sobre o profissional de SEO, nos deixe um comentário. E você é um Analista ou Especialista em SEO?

| 7 Comments

Comentários:

  1. Jose carlos disse:

    Ola

    tenho uma loja virtual ha mais de 2 anos, acredito que para ser um analista de SEO, tem que conhecer muito…..

    Jose carlos

  2. Fabio disse:

    Muito bom o artigo, analista de seo é uma profissão que vem crescendo muito, e o profissional tem que estar atento todo dia sobre as mudanças constantes que ocorrem nos mecanismos, é uma profissão do futuro e tem que ser muito valorizada

    • Muito Obrigado pelo comentário Fabio. Atualmente existem poucos profissionais de SEO e os que trabalham nessa área estão empregados, porém as Empresas precisam valorizar muito bem esses especialistas, pois tem que estar atento à todas as atualizações dos mecanismos de busca.

  3. A profissão de “Analista SEO” hoje em dia virou uma tendencia entre blogueiros!
    Com tanta informação disponivél no Google, todo mundo quer ser especialista em algum tipo de assunto.
    Mas o que muitas pessoas não sabem é, que teoria não é igual a experiência de vários anos…
    Somente quem entende de SEO de verdade é que pode falar com propriedade sobre o assunto.
    O Analista SEO não é formado em cursos online, pois não existem padrões para os algoritmos de buscas.
    A diferença entre a teoria e a experiência é que:
    A experiência gera resultado, já a teoria gera dúvida.

    • Muito bem colocado. Portanto hoje em dia é difícil encontrar algum Especialista de SEO que esteja realmente antenado em todas as atualizações que vem ocorrendo nos mecanismos de busca.

Comentários estão fechados.