Google Chrome mostrará sites HTTP como “Não seguro”

5 Comentários

Sua conexão não é particular no Google Chrome e agora como resolver?

O Google anunciou em seu blog com o seguinte artigo “Movendo-se para uma Web mais Segura“, no qual explica que em Janeiro 2017 haverá uma atualização no Google Chrome 56, que marcará páginas HTTP que coletam senhas ou cartões de crédito como NÃO SEGURO na barra de url e com cadeado de segurança vermelho

Até então, apenas as páginas em HTTP que solicitam informações como senhas e cartões de crédito aparecerão como páginas não segura. Porém, o plano do Google Chrome é a longo prazo, que pretende marcar todos os sites HTTP como não seguro ou não protegidos.

páginas HTTP que coletam senhas ou cartões de crédito como não seguros

Na imagem acima, disponibilizada no blog de Segurança do Google, verifica-se que será disponibilizada na barra de endereço a informação “Not secure” (Não Seguro) ao lado do ícone que já aparece habitualmente.

Como evitar o aviso Não Seguro e cadeado de segurança vermelho em seu site?

Além de muitos usuários ficarem com receio e medo ao ver um ícone em vermelho com dizeres que o site acessado NÃO é SEGURO. O fato

Sua conexão não é particular

de ter seu site com selo de segurança SSL, é um fator de rankeamento como descrevemos no artigo sobre “HTTPS SEO: Qual impacto do SSL e HTTPS no ranking do Google“. Ou seja, se você não tiver um site que seja seguro e não ranqueado no mecanismo de busca do Google, para que ter um site ativo? Então corra para contratar um selo de segurança SSL e faça a instalação HTTPS em seu site.

Protocolos HTTPS em páginas específicas

Analisando grandes portais como: Americanas.comSubmarino, Extra e Magazine Luiza, esses sites utilizam SSL apenas nas páginas que contém campos de senhas, logins e cartões de crédito. Pensando no futuro, eles já devem estar pensando em instalar o HTTPS em todas as páginas, visando o futuro do Google e SEO.

Portanto o Google além de pensar muito na experiência do usuário, agora está firme na web mais segura.

Charles David - Analista Sênior de SEO e Webmaster com experiência mais de 8 anos na área de SEO. Coordenação das Ações desde sua Criação até análise dos resultados e otimização constante. Planejamento e Gestão de: Web Site Optimization - Search Engine Optimization - SEO Otimização de Sites.

Deixe sua opinião sobre SEO

Comentários:

  1. Muito interessante seu post, com certeza essa informação irá ajudar os profissionais de SEO.

  2. Laercio disse:

    ridículo, o navegador do google coloca todos os sites https no mesmo balaio, esta ficando pouco funcional o chrome, a segurança é grave, concordo, mas deve haver mecanismo de escape, o que não pode é o excesso impedir o acesso a paginas conhecidas e de serviços essenciais, como os de serviços públicos p.ex.)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *