O que é SEO?

O que é SEO?

Significado de SEO

SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, que significa “otimização para mecanismos de busca”, ou otimização de sites. SEO é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca.

Otimização é uma metodologia que emprega várias técnicas e ações (estudos, análises, alterações, implementações e correções), que visam melhorar o posicionamento dos sites nos resultados dos mecanismos de busca. Não há única estratégia que garanta o posicionamento na primeira colocação.

São vários métodos e técnicas de SEO que com o passar do tempo vamos aprimorando nos sites e conseguindo o melhor posicionamento. E como os buscadores do Google, Bing e Yahoo não divulgam e nunca divulgarão a fórmula mágica de posicionamento, o dever é estudar, aplicar e fazer testes até obter o resultado desejado, que não para por ai, tem que continuar o trabalho para manter o site bem posicionado. Após anos de estudos e teste, os profissionais e analistas de seo criam suas próprias regras e técnicas de posicionamento que melhor se adequam a cada site.

SEO é o acrônimo em inglês de “otimização do mecanismo de pesquisa” ou “otimizador do mecanismo de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma SEO feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:

  • Análise do conteúdo ou da estrutura do seu site
  • Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
  • Desenvolvimento de conteúdo
  • Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
  • Pesquisa de palavras-chave
  • Treinamento de SEO
  • Experiência em regiões e mercados específicos.

Lembre-se que a página de resultados de pesquisa do Google inclui os resultados da pesquisa orgânica e, com frequência, também inclui publicidade paga (“Anúncios” ou “Patrocinados”). Anunciar no Google não terá qualquer efeito na presença de seu site em nossos resultados de pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites nos resultados de pesquisa. Não há custos para aparecer em nossos resultados de pesquisa orgânica. Recursos gratuitos como o Search Console, o Blog da Central do webmaster oficial e nosso Fórum de discussão podem oferecer a você muitas informações sobre como otimizar seu site para pesquisa orgânica.

Antes de iniciar sua pesquisa por um SEO, é recomendável que você se torne um consumidor informado e se familiarize com o modo como os mecanismos de pesquisa funcionam. Recomendamos iniciar aqui:

Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso o quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design do site ou planejando lançar um novo site. Dessa maneira, você e seu Especialista em SEO podem garantir que seu site seja criado para ser conveniente para mecanismos de pesquisa do início ao fim. Entretanto, uma boa SEO também pode ajudar a aprimorar um site existente.

Algumas perguntas úteis a serem feitas na SEO incluem:

  • Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
  • Você segue as Diretrizes do Google para webmasters?
  • Você oferece algum serviço ou orientação de marketing para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
  • Que tipo de resultados você espera ver e em que período de tempo? Como você mede seu sucesso?
  • Qual é sua experiência no meu setor?
  • Qual é sua experiência no meu país ou em minha cidade?
  • Qual é sua experiência no desenvolvimento de sites internacionais?
  • Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
  • Há quanto tempo você está no mercado?
  • Como me comunicarei com você? Você me informará sobre todas as alterações feitas no meu site e fornecerá informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?

Embora os SEOs possam oferecer serviços valiosos aos clientes, alguns SEOs que têm comportamentos antiéticos são vistos com maus olhos no setor por suas práticas de marketing exageradamente agressivas e suas tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas diretrizes podem resultar em um ajuste negativo da presença de seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice. Veja alguns aspectos a serem considerados:

Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site por meio de redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vingar, o SEO poderá apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Se isso acontecer, o cliente terá pagado para criar um site concorrente que pertence ao SEO.

Outra prática ilícita é colocar páginas “de entrada” carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso tornará a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas páginas de entrada frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e seus outros clientes, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.

Fonte: https://support.google.com/webmasters/answer/35291?hl=pt-BR

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Comentários:

  1. João Claúdio disse:

    Muito bem explicado o que é SEO

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