SEO ou Adwords? Qual o melhor investimento?
O investimento para ter o site de sua empresa bem posicionado é a chave secreta para ter sucesso online. Adwords e SEO são as formas para ser reconhecido neste mercado online, mas qual é o melhor investimento e quais as diferenças?
SEO
Prós de Otimização
– Sites nas primeiras posições tendem a ser mais clicados, tendo maior visibilidade e credibilidade.
– O google não cobra para seu site aparecer nas pesquisas.
– Sites bem posicionados viram referência no assunto.
Contras de Otimização
– O google prioriza sites com conteúdo atualizado e de qualidade.
– Por motivo das tendências, torna-se um trabalho mais complexo, que envolve profissionais de programação, design e redação.
– Os resultados não são imediatos, pois depende da indexação do google. Não há garantia de sucesso. As mudanças constantes no robot do google pode fazer seu site perder relevância e derrubar o posicionamento de um dia para outro e demandar meses de trabalho para recuperação. Mas um método para não ser pego de surpresa, é estar atento as mudanças que acontecem primeiramente no exterior e só depois chega ao Brasil. Então um bom Analista de SEO estará sempre atento as mudanças.
Adwords
Prós dos links patrocinados
– A Publicidade gera maior retorno em menor espaço de tempo.
– Tem um menor investimento, para iniciar uma campanha e gerar resultados tendo um baixo orçamento inicial.
– Não precisa de intermediação de agência, pode gerenciar as campanhas produzindo na própria empresa.
Contras dos links patrocinados
– O custo das campanhas tende a aumentar, como se fosse um leilão.
– Se não controlar, o retorno dos anúncios, poderá extrapolar o orçamento ao longo do tempo.
– Visibilidade menor do que os resultados naturais. Muitos não clicam por se tratar de propaganda.
Então qual o melhor investimento? Adwords ou SEO?
Simplesmente os dois. Enquanto seu site é otimizado nos mecanismos de busca, você pode investir em links patrocinados para ter resultados a curto prazo.
Quando o site estiver posicionado seu site terá mais credibilidade e poderá direcionar parte do orçamento de adwords em social media. Se seu site cair nas pesquisas reforce a campanha de links patrocinados e mantenha o posicionamento nas pesquisas.
E pra você, qual a melhor estratégia de posicionamento, Adwords ou SEO?
Excelente artigo!
Obrigado pelo comentário