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HTTPS SEO: Qual impacto do SSL e HTTPS no Ranking do Google

Como a segurança é uma prioridade para o mecanismo de busca do Google, e estão muito preocupados em tornar a Internet mais segura. No dia 6 de agosto de 2014, foi divulgado pelo Google e diversos canais de comunicação de tecnologia e marketing, que o Certificado de Segurança Digital SSL, vai impulsionar os sites que utilizam o HTTPS em seus domínios.

Quando anunciado era um sinal muito leve, e como divulgado iria impulsionar pouco menos de 1% da pesquisa global, sendo menor relevante que conteúdo alta de qualidade, alegando dar tempo para os Webmasters efetuarem a mudança de HTTP para HTTPS, Mas ao longo do tempo, poderiam decidir para fortalecê-la, porque gostariam de encorajar todos os proprietários de sites para mudar de HTTP para HTTPS para manter todos seguro na web.

 

Mas afinal, o que é HTTPS e como ele funciona?

 

HTTPS (na sigla em inglês), é um protocolo seguro de transferência de hipertexto que protege a confidencialidade e criptografa os dados dos seus usuários entre o computador e o site. O HTTPS protege as informações pessoais do usuário quando transmitidas e inseridas em um formulário do site ou então na compra de um produto por meio de lojas virtuais.

Os dados que são enviados com HTTPS são protegidos pelo protocolo TLS (sigla em inglês), que fornece as 3 principais camadas de proteção:

  1. Criptografia. Criptografe os dados trocados para mantê-los a salvo de ataques de eavesdropping. Isso significa que, enquanto o usuário navega em um website, ninguém pode “ouvir” suas conversas, acompanhar suas atividades em várias páginas ou roubar suas informações.
  2. Integridade dos dados. Os dados não podem ser modificados ou corrompidos durante a transferência, intencionalmente ou não, sem serem detectados.
  3. Autenticação. Prova que os usuários se comunicam com o website desejado. Protege contra ataques man-in-the-middle e aumenta a confiança do usuário, o que beneficia os negócios.

 

Melhores Práticas para HTTPS

 

O Certificado é emitido por autoridades de certificação (CA, na sigla em inglês) que verificam se o endereço da Web pertence à sua organização, protegendo assim os clientes de ataques man-in-the-middle.

Por que mudar o site de HTTP para HTTPS?

 

O principal motivo é sobre o fator de rankeamento do Google, porém deveria ser pelo fato de tornar o site mais seguro com a criptografia dos dados. O SSL criptografa todas as informações, além de aumentar a segurança do site, gera mais credibilidade perante seus usuários e/ou clientes.

O site deverá ser todo HTTPS, e não somente as páginas em que se faz necessário a inserção de dados. Se você mudar seu site de HTTP para HTTPS, o Google entenderá como mudança de site com alterações na url e isso poderá afetar temporariamente as estatísticas de tráfego, como:

Meu site não é HTTPS e não sei como fazer, e agora?

 

Se o seu site ainda não possui o certificado de segurança SSL e você não tem nem ideia de por onde começar, entre em contato com o Tutorial SEO, que nosso consultor técnico de seo irá lhe auxiliar para tornar seu site seguro e HTTPS.

Você recentemente mudou para HTTPS e obteve algum posicionamento significativo? Nós gostaríamos de saber sobre sua experiência. Por favor se possível comentar abaixo.

Charles David - Coordenador de SEO e Webmaster com experiência mais de 10 anos na área de SEO. Coordenação das Ações desde sua Criação até análise dos resultados e otimização constante. Planejamento e Gestão de: Web Site Optimization - Search Engine Optimization - SEO Otimização de Sites.

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