Este é o Google Analytics 4 (GA4)
O GA4 é a última geração do Google Analytics. Ele oferece controles de privacidade, dados preditivos, links diretos de produtos e Relatórios personalizados de sites e apps para dispositivos móveis. Essa nova propriedade do GA4 foi criada com base na sua propriedade atual.
Neste breve tutorial, vamos apresentar os principais conceitos e configurações para que você comece a usar a nova propriedade do GA4.
Encontrar seus dados
Essa propriedade do GA4 foi criada para você e começou a coletar dados a partir da data de criação. Dados mais antigos podem ser acessados na propriedade original, que vai coletar dados até 1º de julho de 2023. Para navegar entre suas propriedades novas e antigas, mude a propriedade ou a conta selecionada na parte de cima da página.
Para comparar os dados da propriedade antiga com a nova, confira o que esperar ou use a caixa de pesquisa na parte de cima da página para encontrar métricas específicas.
Além das vistas: procurar, personalizar e filtrar relatórios
O GA4 oferece novos relatórios padrão e personalizados para atender às suas necessidades.
Antes, os relatórios de propriedade eram acessados em uma vista. No GA4, é possível filtrar, comparar e permitir o acesso aos seus dados ou usar uma combinação deles para criar um comportamento semelhante às visualizações.
Medir eventos e conversões
O GA4 mede o comportamento do usuário com eventos (em vez de sessões e hits). Os eventos medem interações do usuário que ocorrem no seu site ou app, como clicar em um botão, carregar uma página ou concluir uma compra.
Você pode marcar seus eventos mais importantes como conversões no GA4 (semelhante às metas da sua propriedade original) e exportá-los para o Google Ads e definir lances.
Criar públicos-alvo e vincular o Google Ads
Crie públicos-alvo (substituindo segmentos na sua propriedade original) para agrupar usuários com base em características definidas, comportamentos anteriores ou comportamentos previstos. Você pode aplicar esses públicos-alvo nos relatórios do GA4 e no Google Ads.
Quando tudo estiver certo com as conversões e os públicos-alvo do GA4, vincule sua conta do Google Ads e configure as campanhas para agir com base nos dados do GA4.
Próximas etapas
Para garantir que as configurações importantes sejam movidas para o GA4, acompanhe seu progresso no Assistente de configuração. Suas configurações originais foram transferidas automaticamente, mas é altamente recomendável verificar se elas estão corretas nessa nova propriedade.
Em seguida, comece a usar os recursos mais recentes e continue sua jornada de medição na nova propriedade do GA4.
O Assistente de configuração do GA4
O Assistente de configuração é uma ferramenta de administrador que ajuda a configurar a recolha de dados e as definições de propriedades. Também pode copiar algumas configurações importantes da sua propriedade do Universal Analytics.
Compare com a sua propriedade anterior
Passe o cursos do mouse sobre esta coluna de estado para ver informações adicionais. Compare a configuração do Universal Analytics com a nova propriedade do GA4 (Google Analtyics 4) para ajudar a identificar as restantes tarefas de configuração.

Veja as ações disponíveis
A seta > no final de cada linha mostra ações que pode realizar para esse item de configuração.
Clique em > para ver como funciona em Configure conversões.

Tome medidas
Escolha entre as ações disponíveis. Para configurar conversões com base nos seus objetivos do UA (Universal Analytics), selecione Importar do Universal Analytics. Também pode criar conversões manualmente com a funcionalidade Gerir Conversões.
Clique em Marcar como concluído para informar outros utilizadores de propriedade de que um item foi concluído ou não é preciso. A opção Marcar como concluído também atualiza a barra de progresso na parte superior da página.
Deixe sua opinião sobre SEO